top of page
Buscar

No aniversário de Teresina, Cine na Perifa inaugura suas atividades na zona rural da capital

  • Foto do escritor: Cine Perifa
    Cine Perifa
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Nesta sexta-feira (15), as paredes das casas do assentamento Vale da Esperança, foram revestidas com cartazes improvisados: colagens de recortes coloridos com um assunto em comum: cinema. Eram “lambes”, um tipo de cartaz urbano que costuma enfeitar muros de avenidas movimentadas, mas que, naquele dia, estreava nas fachadas de tijolo cru da comunidade.



A ação foi o ensaio para o que vem amanhã. No dia em que Teresina completa 173 anos, o projeto Cine na Perifa liga seu projetor pela primeira vez na zona rural da capital. A sessão, gratuita, será no Centro Vale da Esperança a partir das 16 horas, localizado na zona rural sudeste, onde, segundo moradores, o cinema mais próximo fica a mais de uma hora de ônibus e exige passagem de ida e volta.


O Cine na Perifa nasceu da inquietação da jornalista Vitória Pilar diante de um dado simples e incômodo: Teresina tem apenas duas salas de cinema, ambas em shoppings. “Muita gente nunca entrou numa sala de cinema”, ela diz. “Começar no aniversário da cidade e na zona rural é dizer que a cultura não é um privilégio do centro.”


A iniciativa foi financiada pela Lei Aldir Blanc e segue um roteiro que mistura exibição e formação: jovens da rede estadual são selecionados e treinados para se tornarem “embaixadores culturais”, aprendendo sobre história do cinema nacional, técnicas de produção audiovisual e mobilização comunitária. Entre eles, está Ana Karine, responsável por representar o Vale da Esperança. “Eu estou muito animada. É a primeira vez que a comunidade recebe um projeto deste tipo e queremos muito abraçar para que outras oportunidades dessa aconteçam por aqui", destaca a estudante de 17 anos.


Primeira exibição do Cine na Perifa será realizada no Assentamento Vale da Esperança, Zona Rural Sudeste de Teresina (Foto: Luany Sousa)
Primeira exibição do Cine na Perifa será realizada no Assentamento Vale da Esperança, Zona Rural Sudeste de Teresina (Foto: Luany Sousa)

Mais sobre o projeto


Para sair do papel, o Cine na Perifa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc no Piauí, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura do Piauí (Secult). Em setembro, o projeto segue itinerante, com sessões em outras zonas da cidade. Para acompanhar a programação, basta seguir @cinemaperifa nas redes sociais.

 
 
 

Comentarios


Logos.png
bottom of page